sábado, 27 de fevereiro de 2010

Nova ideia

Ao reflectir à cerca do projecto lembrei-me que talvez a vedação que vai ser colocada poderá não ser utilizada somente para que o vento não interfira na experiência como também, como já referi noutro post, para que os alunos que não estejam informados assim como os auxiliares não danifiquem a experiência. Deste modo, considero que não só se deve colocar uma vedação à volta da base do alimentador como também à volta dos arbustos que que se localizam em redor do projecto.



ass:João Machado

Alimentador

Ha´ um problema que ninguém mencionou e que é importante,um do alimentadores não tem um pau para os pássaros pousarem, como estes não comem a voar não vão lá. Por isso deixo um conselho ao grupo responsável esta semana para que meta o pau.



ass:João Machado
As minhocas e as férias...

Houve muita discussão sobre o que terá acontecido às minhocas nas férias e certamente não foram os pássaros a comerem-nas porém eu acho que a chuva e o vento que não conseguiam tirar do alimentador todas aquelas "minhocas"!
O que acham que terá acontecido?

Ass. Bernardo Oliveira

As crianças e a vedação

A ideia da vedação é excelente mas, por vezes, quando dizemos às crianças para elas não fazerem uma coisa elas ficam com mais curiosidade e acabam por fazer.
Na minha opinião, deviamos assim ir às salas do 1ºciclo,visto que são as que melhor devem estar informadas à cerca do projecto, para que este possa decorrer sem que hajam estragos durante as brincadeiras que os alunos têm à beira do alimentador.


Ass. João Machado

O vento, um grande obstáculo

O vento é um grande problema que não pode ser esquecido. Como o poderemos combater sem ser com a vedação,uma vez que pode não ser possível a obtenção da rede, para fazermos a vedação?


Ass. João Machado

Placas

Para a semana já podemos colocar as placas para chamar atenção aos alunos do 1ºciclo, pois elas já estão prontas.
Temos de arranjar, urgentemente, a rede para pôr à volta.
Que acham?
Ass: Joana Neves

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Tabela de alimentação dos pássaros

Trabalho realizado por:Gonçalo Cavadas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A tabela completa do grupo What's for Dinner (Lamento o tamanho)

A vedação

Acho que deveríamos aproveitar a ideia da Joana de fazer a vedação não muito baixa ou não muito alta.
Deveria ter pelo menos de 3 a 4,5 cm para que assim o vento não leve as minhocas para o chão e para que os pássaros consigam ''entrar'' no alimentador. Além disso, as vedações devem ser bastante resistentes para que não se separem ou caiam para o chão.
Ass: Francisco N.

PARA NÃO ASSUSTARMOS OS PÁSSAROS

Penso que com estas soluções os problemas vão começar a ser resolvidos.
Mas temos de ter um ponto em atenção: Não devemos ir muitas vezes consecutivas ao alimentador, pois assim assustamos os pássaros e eles, com medo, fogem.
Temos de ir lá discretamente para os pássaros não repararem em nós e não se assustarem.
Que pensam sobre isto?

Ass: Joana Neves

A VEDAÇÃO

Tal como o Miguel disse, para resolvermos o problema do vento a solução é colocar uma vedação.
Mas temos de ter atenção, para não colocarmos a rede alta de mais, pois assim os pássaros não conseguem lá chegar.
Tem de ser uma rede nem muito alta, nem muito baixa. Talvez com 3cm.
Que acham?
Ass: Joana Neves

A EVOLUIR...

No alimentador já estão postas as casas de pássaro.
O nosso grupo está a tratar de fazer os cartazes para colocar à beira do alimentador, para avisar as crianças e todos aqueles que iam lá mexer, pode ser que assim este problema se resolva.

Ass: Joana Neves

Discussão do projecto "what's for dinner?"

O grupo "what's for dinner" teve alguns problemas e alguns sucessos ao longo da semana que agora vamos desvendar.
Quanto aos problemas, o nosso primeiro foi a má organização do grupo, tivemos dificuldades a decidir o que fazer, programá-mos alguns aspectos sem falar-mos uns com os outros e ouve um dia da semana em que nos esquecê-mos de ir ao alimentador (terça-feira), apenas uma pessoa do grupo foi lá e apenas deu uma vista de olhos rápida, esperando que o responsável lá se dirigi-se (porém não havia responsável).O nosso segundo problema foi as "minhocas" começarem a endurecer, não sabia-mos o que fazer e por mais voltas que déssemos à cabeça não arranjávamos solução, mas descobrimos no fim da semana o que fazer...(repor todas as "minhocas").O nosso terceiro problema foi as "minhocas" no chão, pois ficámos confusos e não soubemos se eram os pássaros que comiam as minhocas ou elas eram atiradas para o chão e depois o vento levava-as.Podíamos ter posto uma câmara, mas não havia tempo.O nosso quarto problema foi têrmo-nos esquecido de fazer o combinado na aula, repor as "minhocas" segundo a selecção natural.O quinto e último problema foi o facto de depois de uma semana de férias de Carnaval as "minhocas" tinham desaparecido e o tabuleiro estava limpo, o que nos deixa com três hipóteses os temporais levaram-nas, alguém tirou-as (o que não nos parece muito lógico,porque não esteve ninguém esta semana e porque se na primeira semana ninguém tirou tudo porque é que agora iria tirar?) ou os pássaros comeram-nas todas (o que também nos parece pouco provável devido ao tabuleiro estar limpo e porque com os temporais fortes os pássaros não conseguem voar muito bem).
Quanto aos sucessos, foi mesmo com um tempo que não nos favorecia ter-mos conseguido os resultados que previa-mos.Também foi o facto de termos resolvido quase todos os problemas que se foram revelando ao longo da semana e apesar de ter-mos tido problemas de organização e alguma falta de cooperação, creio que chegamos ao fim da semana com esses pontos resolvidos e bem realizados.
No fim das semanas apresentá-mos os resultados, discutimo-los e mostrámos as nossas conclusões para turma.Como primeiro grupo a realizar a experiência foi um pouco mais difícil, mas acho que correu bastante bem o nosso projecto no seu todo, pois acho que todos deram o seu melhor e se esforçaram para atingir os resultados a que chegámos porém devíamos ter escrito um pouco mais no blog sobre o que se estava a passar e o que estávamos a fazer.

Ass: Joana Coroado; Ano:7º; Turma:B;

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Mistério por resolver.

Nós, a turma do 7ºB constatámos que têm acontecido coisas estranhas como por exemplo o facto de as minhocas estarem todas comidas. Sei, que pode ser meu erro e há muitas hipóteses;o clima por exemplo tem devastado o nosso alimentador, deitando as minhocas ao chão. Espero que comentem e digam o que pensam sobre o assunto pois a tarefa está a ser complicada.

Ass: João Maia
Como podemos saber se a placa de aviso que diz para não mexer impede as crianças de mexerem no alimentador?

Colocou-se a questão que as crianças andam a mexer no alimentador,a tirar as minhocas do sitio e a despejar a água. Dado o problema decidimos que seria melhor instalar uma placa de aviso para ninguém se aproximar.
O meu grupo encarregou-se de criar a placa,quando estiver instalada a questão é se ela resulta, e inpede as crianças de mexerem no alimentador ou não. Aguardo respostas


ass:António Duarte

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Como podemos saber a quantidade de minhocas que vamos repor?

Imaginamos que queremos por 20 vermelhas, 20 azuis e 20 verdes. No total vamos ter 60 minhocas. Imaginando que sobraram 10 vermelhas, 5 azuis e 2 verdes, para repor é necessário dividirmos o número de minhocas que sobraram de cada cor pela soma de todas as minhocas que se encontram no tabuleiro, e depois multiplicar pela soma das minhocas originais. Assim ficamos a saber quantas minhocas se deve repor em cada.

Exemplificação:


Ass: Mariana Silva e João Maia

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Minhocas no Chão (outra solução)

Talvez exista outro factor responsável pelo aparecimento de minhocas no chão além dos alunos do 1ºciclo e dos pássaros: o vento, por exemplo. Caso seja este o causador do problema, podíamos colocar uma pequena rede (vedação) a toda a volta do tabuleiro de forma a não ser demasiado alta para assustar os pássaros (e interferir no estudo) nem demasiado baixa para que a minhocas levadas pelo vento não consigam passá-la ao serem levadas pelo vento.
Assim arranjávamos soluções para todos os possíveis causadores (ver tabela):

Miguel Pimenta

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Uma solução para os problemas...

Também tenho reparado, como a Teresa disse, que estão muitas minhocas no chão.
A ideia da webcam é boa porque não só resolvíamos o problema das minhocas no chão, como o problema dos alunos do 1ºciclo.
Temos é de escolher bem o local da webcam, tem de ser um lugar escondido mas que nos permita observar bem o alimentador.

Ass: Joana Neves

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Questão por resolver...

Nos últimos dias tenho vindo a reparar que existem, minhocas no chão.
Assim ,não podemos tirar conclusões pois não sabemos se foram as crianças que tiram as minhocas do tabuleiro , ou os pássaros que, na tentativa de comerem as minhocas, as deixaram cair.Apelo assim a uma possível solução, por exemplo, colocarmos uma webcam como a outra turma fez.
Ass: Teresa Alves

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

PLACA PARA ALERTAR AS CRIANÇAS!




Para evitar o tabuleiro sujo, o bebedouro entornado e completamente sem água, minhocas no chão, ect… penso que poderíamos colocar uma placa para alertar as crianças que, o que elas têm vindo a estragar faz parte de um projecto contínuo.

O que acham?

ASS: Francisca Fonseca

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Relembrar:

É bom que a turma comece a estudar um facto importante:actos de vandalismo. Ao longo das semanas, depois do almoço, admiro-me ao ver alunos a observarem o nosso projecto. Não tem nada de mal; mas às vezes também vejo alguns a remexerem no trabalho. O que havemos de fazer? Bom trabalho!

Ana Isabel Santos
Esta semana que passou, acho que o grupo responsável devia ter-se esforçado um pouco mais, uma vez que, com o clima miserável que se apresentou, a qualidade das "minhocas" não foi a melhor. Espero o próximo grupo trate de mudar diariamente o alimentador. Bom trabalho!

Ana Isabel Santos
Eu tenho ido ao alimentador todos os dias e sempre que lá vou algumas "minhocas" estão no chão e outras já estão desfeitas ou cortadas!
Como acham que devemos fazer?

Ass: Bernardo Oliveira

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

outro problema

Acho que a Sofia tem razão, concordo que o grupo responsável tem de se empenhar mais porque se não o fizerem nunca vamos cumprir o previsto.
O grupo tem de se organizar melhor...
Ass: Joana Neves

PROBLEMAS

Acho que com o problema da chuva não há nada a fazer, porque a chuva é um fenómeno que não conseguimos controlar.
Não dá para tapar, porque se taparmos, os pássaros não vêem as sementes.
Temos de resolver este problema...
Ass. Joana Neves

O problema que mais dificulta!

Colegas,
Há um problema, a chuva está a deixar cair as sementes e a molhá-las também, os recipientes estão cheios de água e os pássaros não comem nada de lá!
O que acham deste assunto?

Por: Sofia Calheiros

PROBLEMAS !!

O nosso trabalho não está a correr como o previsto, então eu estive a pensar e deviamos mudar a água todos os dias, os alunos do 1º ciclo estão a sujá- la com terra e sementes!

Hoje, à hora do almoço fomos ver o grupo responsável da semana a colocar a massa, e quando tocamos na massa ela estava muito dura, porque não tinha sido mudada por volta de dois dias, o grupo tem de se esforçar mais e cumprir com o trabalho proposto!

Acerca da água deveriamos colocar duas taças de água e uma tábua ao lado, não só para a água mas para levar os pássaros ao local!

Deveriamos também colocar alguns pedaços de massa na terra para abituar os pássaros a visitar o nosso projecto. O que acham?

Por: Sofia Calheiros

Recipientes das sementes

Hoje fui ver como estava o alimentador e reparei que os recipientes para as sementes estão muito altos e os pássaros não conseguem ir para lá, pois as árvores estão a tapar a vista dos alimentadores e não está a facilitar o voo deles!
Temos que melhorar este problema!
Por: Sofia Calheiros

PROBLEMAS A RESOLVER...

O problema já começou.

Acho que as pessoas responsáveis por cada semana deviam limpar o alimentador, como a Joana Coroado disse.

Para resolvermos o problema das crianças penso que deveríamos pedir a um auxiliar do colégio para nos ajudarem a vigiar o alimentador para os alunos do 1º ciclo não mexerem.

Na minha opinião deveríamos mudar as "minhocas" diariamente para elas não secarem.

Ass: Joana Neves

Problema, tem de ser discutido!

Turma:
O nosso projecto, está a ser prejudicado , pois os alunos do 1º ciclo andam a brincar à volta do nosso projecto! Estamos a perder pontos, é melhor colocarmos alguém a vigiar ou um aviso perto do alimentador (como o Afonso nos explicou) mas sem afugentar os pássaros!
O que acham?

Por: Sofia Calheiros

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Planificação do Grupo: What's for dinner?


Problema:
Quais são as cores das minhocas mais escolhidas pelos pássaros, azul ou vermelho?

Que factor varia:
As cores das minhocas.

Que factores não variam:
Comprimento e grossura.

Procedimento:
1.Cozer a massa numa panela com água e o corante respectivo (15 ml por litro de água) e mexer;

2.Decidimos que para cada corante íamos fazer aproximadamente 50 pedaços de massa de 8 cm cada e depois cortávamos a massa;

3.Por fim fomos pôr 25 pedaços de massa de corante azul e 25 pedaços de massa de corante vermelho no alimentador abeira do pão e da água;

4.Todos os dias um dos responsáveis vai ao local do alimentador e repõe de forma a ser como na selecção natural [que neste caso(os que são comidos reproduzem pouco e os que não são comidos reproduzem-se muito mais)] e vamos apontando o que notamos ao longo da semana;

5.No fim da semana recolhemos os apontamentos e mostramos os resultados a que chegámos no blog;

Material necessário:

-massa

-pão(baguete)

-corante azul e vermelho

-panelas

-sacos de congelação

-tesouras

-réguas

-colheres de pau

-luvas de plástico

-sementes de abóbora

Hipóteses:
Achamos que os pássaros vão gostar mais das minhocas simuladas azuis, porque é uma cor que normalmente se destaca mais;

Por: Diogo Barrias e Joana Coroado

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Proposta de solução para a sujidade do alimentador

Na minha opinião, os grupos semanais escolhidos pela professora Susana podiam responsabilizar-se por limpar o alimentador, recolher a comida de pássaros que estivesse mole e despedaçada e as folhas da comida. Assim não precisaríamos de "desperdiçar" tempo de aula em que podíamos estar a discutir pontos mais importantes ou a fazer a massa necessária para simular as minhocas para o grupo da semana em questão.
Por:Joana Coroado

Planificação do grupo Wormevolution

Formular um problema:
Como é que o tamanho pode influenciar a selecção natural das minhocas?

Colocar hipóteses:
As minhocas maiores poderão ser as mais visíveis devido ao seu tamanho.

Que factor varia:
Tamanhos das minhocas

Que factores não variam:
O meio e a cor(VERMELHO)

Procedimento:
1- Colocar aproximadamente 200g de esparguete a cozer em água com corantes vermelhos.
2- Cortar o esparguete vermelho, de 2 , 5, 10 e 12cm, (este procedimento é feito para ver se os pássaros preferem minhocas um pouco mais compridas ou mais curtas).
3- Separar 20 minhocas de 2 cm, 20 minhocas de 5 cm, 20 minhocas de 10 cm e 20 minhocas de 15 cm.
4- Separar 80 minhocas de cada tamanho, pôr num saco de congelação e guardar para os próximos dias.


Material necessário:
- Relva
-Água
- Terra
- Massa( aproximadamente 200 gramas), que é preparada numa panela
- Corante alimentar(vermelho)
- Luvas de plastico
- Régua
- Tesoura
- Sacos de congelação
- Sacos de congelaçao
- Folhas de papel
- Caneta e lápis



Tabela dos resultados:

Dia :

Hora do registo :

Responsável :

nº de minhocas de 2cm:

nº de Minhocas de 5 cm:

nº de minhocas de 10 cm:

nº de minhocas de 12 cm:

Reposição de minhocas de 2 cm:

Reposição de minhocas de 5 cm:

Reposição de minhocas de 10cm:

Reposição de minhocas de 15 cm:



Por: Teresa Alves




Limpeza do tabuleiro do alimentador

Hoje, quando fui ver o alimentador reparei que o tabuleiro estava sujo e encharcado, as sementes estavam alagadas e o bebedouro com folhas. Por este motivo temos de discutir em turma a melhor solução para resolver este problema, que neste caso, pode passar pela formação de equipas de pessoas que se disponibilizem para semanalmente limparem o alimentador.

Por Helena Maria Barroso de Oliveira

CHARLES DARWIN




Charles Robert Darwin FRS (Shrewsbury, 12 de Fevereiro de 1809 — Downe, Kent, 19 de Abril de 1882) foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propôr uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural. Esta teoria desenvolveu-se no que é agora considerado o paradigma central para explicação de diversos fenómenos na Biologia.Foi laureado com a medalha Wollaston concedida pela Sociedade Geológica de Londres, em 1859.

Darwin começou a interessar-se por história natural na universidade enquanto era estudante de Medicina e, depois, Teologia. A sua viagem de cinco anos a bordo do brigue HMS Beagle e escritos posteriores trouxeram-lhe reconhecimento como geólogo e fama como escritor. As suas observações da natureza levaram-no ao estudo da diversificação das espécies e, em 1838, ao desenvolvimento da teoria da Seleção Natural. Consciente de que outros antes dele tinham sido severamente punidos por sugerir ideias como aquela, ele as confiou apenas a amigos próximos e continuou a sua pesquisa tentando antecipar possíveis objeções. Contudo, a informação de que Alfred Russel Wallace tinha desenvolvido uma idéia similar forçou a publicação conjunta das suas teorias em 1858.

No seu livro de 1859, "A Origem das Espécies" (do original, em inglês, On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life), ele introduziu a ideia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de seleção natural. Esta tornou-se a explicação científica dominante para a diversidade de espécies na natureza. Ele ingressou na Royal Society e continuou a sua pesquisa, escrevendo uma série de livros sobre plantas e animais, incluindo a espécie humana, notavelmente "A descendência do Homem e Seleção em relação ao Sexo" (The Descent of Man, and Selection in Relation to Sex, 1871) e "A Expressão da Emoção em Homens e Animais" (The Expression of the Emotions in Man and Animals, 1872).

Em reconhecimento à importância do seu trabalho, Darwin foi enterrado na Abadia de Westminster, próximo a Charles Lyell, William Herschel e Isaac Newton. Foi uma das cinco pessoas não ligadas à família real inglesa a ter um funeral de Estado no século XIX.

Por Helena Maria Barroso de OLiveira
Fontes
http://www.biografiasyvidas.com/monografia/darwin/fotos1.htm
fotos/wiki/darwincharles.com

Planificação do grupo Sosworms

Problema: Será que as aves preferem minhocas verdes,vermelhas ou castanhas?

Que factor varia:Cor das minhocas(esparguete)

Que factor não varia: Tamanho
Fundo
Colocar hipótese: Espermos que o castanho seja o mais escolhido pois tanto sobressai como é a cor natural das minhocas.

Materias necessários: Esparguete
Corante alimentar:vermelho, verde e castanho.
Disco térmico
Àgua
sacos para congelar

Procedimentos: Cozinhar o esparguete num disco térmico; colocar 10 ml de corantes no esparguete; cortar o esparguete com 5 cm, 20 minhocas cada cor.

Registo de resultados:

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

projecto do grupo SOS MINHOCAS!


Ass: Francisca Fonseca

Projecto MISTER WORM




Por Helena Maria Barroso de Oliveira

MISTER WORM

Planificação do trabalho experimental do grupo nº5

Formular um problema:Como é que o tamanho pode influenciar a selecção natural das minhocas?

Colocar hipóteses:As minhocas maiores poderão ser as mais visíveis devido ao seu tamanho.

Que factor varia: Tamanhos das minhocas

Que factores nao variam:O meio e a cor(VERMELHO)

Material necessário: -massa
-corante alimentar(vermelho)
-relva, terra e agua
-luvas de plastico

-vamos cozer a massa em panelas
Procedimento: 1º colocar o alimento com terra, relva e agua
2º colocar sementes
3º iniciar a experiencia colocando minhocas (massa)
4º tirar apontamentos e conclusoes

Ana Isabel Santos

Planificação do trabalho do grupo Mister worm

Problema: Qual é o fundo onde os pássaros vêem melhor as minhocas, na terra ou na relva?

Que factor varia? Fundo.

Que factores não variam? O comprimento e a cor das minhocas.

Procedimento: 1.Cozer esparguete num disco térmico.
2.Adicionar 15ml de corante por cada 1l de água.
3.Quando o esparguete estiver cozido,retiramos e cortamos as "minhocas" com 5cm cada.As restantes minhocas guardamos em sacos de plásticos, no frigorífico do bar do colégio.
4.De seguida colocar relva numa metade do alimentador e terra na outra metade.
5.Colocar o esparguete com comprimento de 5cm na terra e na relva.
6.Repôr as "minhocas" no tabuleiro.


Hipóteses: Na nossa opinião,achamos que os pássaros vão comer as minhocas que estiverem na relva,uma vez que não estão tão bem camufladas.

material necessário: Terra,Tacho
Relva,Água
Garrafas,Sementes
Esparguete,Régua
Corante vermelho,Tesoura
Disco térmico, Sacos de congelação, Canetas , Luvas
1Recipiente, uma Rede , Papéis e Embalagens








ass:João Machado

inicio do projecto das "minhocas"

PROCEDIMENTO DO COMEDOURO:









COMEDOURO E BEBEDOURO:




Antes de colocarmos as "minhocas", começamos por por algumas sementes para testar se os pássaros eram atraídos:



ESTE É O SITIO ONDE ESTIVEMOS A ESCAVAR PARA COLOCARMOS O NOSSO ALIMENTADOR:





ASS: Francisca Fonseca

PLANIFICAÇAO!

PLANIFICAÇÃO:

Problema:
Qual a cor das minhocas que os pássaros preferem num fundo verde?

Factor que varia: cores das minhocas

Que factores não variam: tamanho

Colocar hipóteses: prevemos que os pássaros preferem as minhocas verdes, pois a cor vermelha é mais parecida com a cor real das minhocas.

Material necessário:
- Cartolina verde e castanha para o fundo.
- Papel autocolante (para plastificar a cartolina para prevenir da chuva).
- Corantes verdes, castanhos, vermelhos e azuis.
- Água
- Esparguete, que é preparado num tacho.
- Régua
- Tesoura
- Sacos de congelação
- Folhas de papel
- Caneta e lápis
- Luvas

Procedimento:
1- Colocar 200g de esparguete a cozer em água com corantes vermelhos, verdes, castanhos e azuis.
2- Cortar o esparguete vermelho, castanho, verde e azul em pedaços de 10 cm.
3- Separar 20 minhocas castanhas, 20 minhocas verdes, 20 minhocas vermelhas e 20 minhocas azuis.
4- Separar 80 minhocas de cada cor, por num saco de congelação e guardar para os próximos dias.



Registo dos resultados:



FEITO POR: Francisca Fonseca

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Alimentador


A turma dá as honras, abrindo um pequeno buraco na terra!!!!!!
Vamos começar a nosso trabalho experimental,boa sorte a todos!!!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

É JÁ AMANHÃ!

Amanhã é o grande dia de instalação do projecto.

Será construído e colocado no solo o alimentador, preparados comedouros e bebedouro para atrair as aves e colocadas casas abrigo no local entendido.

O trabalho das diferentes equipas de investigação decorrerá da forma seguinte:

9 de Fevereiro - Whatsfordinner
23 de Fevereiro- SOS Worms
2 de Março- SOS minhocas
9 de Março- Mister Worm
16 de Março- Wormevolution