sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

COMO PLANIFICAR O TRABALHO EXPERIMENTAL


Todos o grupos estão agora numa fase muito importante: definir o que vão investigar e como. Como ajuda para completarem com qualidade esta etapa, aqui ficam os pontos essenciais a cumprir nesta planificação.

Na próxima semana, todos os grupos deverão rever o que lhes falta na sua e publicar a planificação final.

PROBLEMA A INVESTIGAR: é a pergunta à qual vão procurar responder com o vosso trabalho, deve ser muito concreta e precisa (por ex., "os pássaros preferirão minhocas brancas ou minhocas pretas?")

FACTOR QUE VARIA: só pode ser um, neste caso a cor das minhocas

HIPÓTESES: que resultados preveêm encontrar? (por ex., "prevemos que prefiram as pretas porque têm uma cor mais próxima da realidade")

PROCEDIMENTO: esta é a parte da planificação a que devem dedicar mais atenção, devem especificar todos os passos a realizar. Por ex. :

1- colocar 100 g de esparguete a cozer em água com corante preto durante dez minutos.
2- cortar o esparguete preto preparado e o branco em pedaços de 10 cm ("minhocas")
3- separar 20 "minhocas" pretas e 20 brancas e colocá-las no alimentador.
4- separar 60 minhocas brancas e 60 minhocas pretas num saco de congelação e guardar no congelador para os dias seguintes.

MATERIAL: depois de escrever o procedimento, é fácil fazer uma lista completa de material (não esquecer, por exemplo neste caso, tesoura e régua).

REGISTO DOS RESULTADOS: Esta parte deve ser planeada logo desde o primeiro momento, resolvendo o que se vai observar, quando e quem será responsável, normalmente no formato de tabela. Depois é só preencher! Por exemplo:

dia/ hora de registo/ responsável/ nº minhocas pretas/ nº minhocas brancas
01/fevereiro/ 11h/ João
02/fevereiro/ 16h/ Joana

Bom trabalho para todos!

Mister Worm

Hoje decidimos em grupo que iamos tentar perceber qual o tipo de fundo do alimentador que chama mais os pássaros ao alimentador. Utilizaremos terra, relva, garrafas de água, sementes, água, disco de fogão, esparguete e corante de culinária vermelho.

Boa sorte para todos os grupos

Por Helena Maria Barroso de Oliveira

Corantes alimentares


Corantes naturais

O corante caramelo (E150) é encontrado nos produtos à base de extrato de noz-de-cola. É produto da caramelização do açúcar. O colorau é um pó laranja-avermelhado extraído da semente do urucuzeiro, uma árvore natural de países da América tropical, como o Brasil. A Chlorella é verde, e deriva das algas. O carmim é um corante derivado da cochonilha, um inseto popularmente conhecido como pulgão. O suco de beterraba, a cúrcuma, o açafrão e as plantas do gênero Capsicum são também utilizados como corantes. O dióxido de titânio (E171), um pó que produz coloração branca nos alimentos, é encontrado naturalmente em minerais.


Por Helena Oliveira
Fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Corante_alimentar

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Resposta à questão lançada

Teoria da Evolução por Selecção Natural :

- quando um ser vivo se reproduz, produz descendentes semelhantes a si próprio;

- essa semelhança é próxima, mas não perfeita, pelo que cada geração inclui indivíduos que diferem ligeiramente dos seus progenitores;

- essa nova variação pode afectar a probabilidade de um indivíduo sobreviver e de se reproduzir.

Nesta actividade temos de perceber se a variação da cor das minhocas afecta a probabilidade de estas serem comidas pelos pássaros.

Por Helena Maria Barroso de Oliveira
Fonte http://www.darwin2009.pt/escola/desafios/passaros/

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

PERGUNTA MUITO IMPORTANTE AINDA SEM RESPOSTA

A Joana lançou uma pergunta importante e ainda ninguém respondeu... Quem explica o que tem o projecto a ver com Evolução? E, já agora, o que sabem vocês sobre como se processa a evolução entre as espécies?

sábado, 23 de janeiro de 2010

Outra vez o alimentador

Eu acho que a questão do alimentador tem que ser resolvida o mais brevemente possível. Temos muitas hipóteses e todas têm pontos fracos e pontos fortes. Este assunto tem que ser debatido rapidamente porque senão não andamos com o nosso projecto para a frente. Como acham que devemos fazer?

Ass: Bernardo Oliveira

Os órgãos internos de uma minhoca


As minhocas têm um sistema digestivo completo, que inicia na boca e termina no ânus. Na sua porção anterior, há uma grande câmara, o papo, e, em seguida, uma moela, que tritura o alimento. Segue-se um longo intestino, até o ânus, no último segmento.
O sistema circulatório é fechado, com uma grande rede de vasos muito finos, os capilares, sob a pele, para a troca de gases com o ambiente. É o mesmo tipo de circulação dos vertebrados. O sangue das minhocas é vermelho.

Em cada segmento do corpo há uma câmara interna, cheia de um líquido aquoso. Daí são retiradas substâncias de excreção, através de órgãos especiais que se abrem na pele, por poros microscópicos.
O sistema nervoso é representado por gânglios na cabeça e ao longo da região ventral do corpo. Os gânglios são formados por grupos de células nervosas que funcionam como centros de coordenação das diversas funções no corpo do animal.


Fonte:www.saberweb.com.br/zoologia/minhoca.htm
Por: Teresa Alves

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

DÚVIDA

Caros colegas e professora Susana:
segundo o que percebi o tema principal do projecto é evolução, porém depois de observar o nosso blog atentamente fiquei sem perceber muito bem o que tem a ver com evolução o projecto a realizar,agradecia respostas à minha dúvida o mais rápido possível.
JOANA COROADO

Os pardais

No recreio do colégio também há pardais por isso eles podiam ser o alvo das nossas investigações.

Os pardais:

TIPO : Pardal
HABITAT : É uma ave que habita em zonas próximas do homem tanto no interior das cidades como em quintas no campo ,com excepção de zonas de floresta e de montanha.
REPRODUÇÃO : Nidifica sob beirais, em buracos nos muros, paredes e ninhos artificiais; constrói também ninhos em forma de cúpula em arbustos, árvores e entre as folhas e caules de trepadeiras , onde são postos 3 a 5 ovos sendo a incubação feita principalmente pela fêmea
ALIMENTAÇÃO : A sua alimentação é á base de sementes e insectos, sendo também muito frequente observá-los a comer restos deixados no chão pelas pessoas.

Por: Helena Maria Barroso de Oliveira
Fonte: http://avesdeportugal.com.sapo.pt/Pardais,%20tentilhoes%20e%20escrevedeiras.htm

Minhocas Agricultoras


A minhoca ingere terra e matéria orgânica equivalente ao seu próprio peso e digere cerca de 60% do que comeu sob a forma de excrementos (húmus), em muito menos tempo que a natureza. A minhoca recicla assim restos de comida e outra matéria orgânica, produzindo um adubo orgânico muito rico em flora bacteriana (cerca de 2000 milhares de bactérias vivas e activas, por cada grama de húmus produzido) e devolvendo à terra cinco vezes e meia mais azoto, duas vezes mais cálcio, duas vezes e meia mais magnésio, sete vezes mais fósforo e onze vezes mais potássio do que contém o solo do qual se alimenta.

A importância das minhocas para a fertilização e recuperação dos solos já era reconhecida pelo filósofo Aristóteles, que definia estes seres como "arados da terra", graças à sua capacidade de escavar os terrenos mais duros. Os antigos egípcios atribuíam poderes divinos às minhocas, protegendo-as por lei. A grande fertilidade do solo do vale do Nilo deve-se não só à matéria orgânica depositada pelas enchentes do rio Nilo, como também à sua humificação pelas minhocas que ali proliferam em enormes quantidades.

Animal extremamente útil para a agricultura e que passa quase todo o seu ciclo de vida debaixo da terra, a minhoca melhora as propriedades fisicas, químicas e biológicas do solo: perfura-o, formando galerias subterrâneas e descompacta-o.
Por Helena Maria Barroso de Oliveira

Gato, um obstáculo persistente







Como o gato é um animal que nos tem posto obstáculos na realização do projecto pesquisei um pouco sobre ele.



O gato doméstico (Felis silvestris catus), é conhecido como gato caseiro, gato urbano ou simplesmente gato. O gato é um animal da família dos felídeos, muito popular como animal de estimação, sendo um predador natural de animais como roedores, pássaros e lagartixas. A primeira associação com os humanos de que se tem notícia foi há cerca de 9500 anos, mas a domesticação dessa espécie oriunda do continente africano é muito mais antiga.
O seu mais antigo ancestral conhecido é o Miacis, mamífero que viveu há cerca de 40 milhões de anos, no final do período paleoceno, e possuía o hábito de caminhar sobre os galhos das árvores. A evolução desse animal deu origem ao Dinictis, espécie que já possuía a maior parte das características presentes nos felinos atuais.
A sub-família Felinae, que agrupa os gatos domésticos, surgiu há cerca de 12 milhões de anos, expandindo-se a partir da África subsaariana até alcançar as terras onde atualmente está o Egipto




Fotos: MICA por Helena Maria Barroso de Oliveira

Por: Helena Maria Barroso de Oliveira

Alimentador como fazer

Na minha opinião poderíamos colocar terra verdadeira e relva no alimentador para lhe dar um aspecto mais real, para que os pássaros sejam atraídos

Por Helena Maria Barroso de Oliveira

Alimentador, voltando à questão inicial......


Estive atentamente a ver qual seria o melhor sítio para colocar o alimentador e acho que junto à sala de professores do 1º ciclo era uma boa ideia, ver imagem



Por Helena Maria Barroso de Oliveira


As Gaivotas

Como as gaivotas são uma espécie que nos vai trazer algumas dificuldades para o projecto, nomeadamente a colocação do comedouro, fiz uma pesquisa sobre elas.

As gaivotas são aves marinhas da família Laridae e sub-ordem Lari. São próximas das gaivinas, e estão mais distantes das limícola, airos e rabos-de-palha. A maior parte das gaivotas pertence ao grande género Larus.
São, regra geral, aves médias a grandes, tipicamente cinzentas ou brancas, muitas vezes com marcas pretas na cabeça ou asas. Têm bicos fortes e compridos e patas com membranas.
A maioria das gaivotas, particularmente as espécies de Larus, nidificam no solo e são omnívoras, e comem comida viva ou roubam alimento conforme surja a oportunidade.
Com excepção das gaivotas-tridáctilas, as gaivotas são espécies tipicamente costeiras ou de interior, e raramente se aventuram em mar alto. As espécies de maiores dimensões levam até quatro anos a atingirem a plumagem completa de adulto, mas as espécies menores normalmente apenas dois anos


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaivota

Por Helena Maria Barroso de Oliveira




Reprodução das minhocas

As minhocas são seres hermafroditas incompletos, pois cada indivíduo tem testículos e ovários, ou seja, podem preproduzir-se sozinhas. No entanto, o animal não se reproduz sozinho, dependendo sempre da união com outro para a troca de espermas, o que é chamado de fecundação cruzada. Na cupula, os dois animais unem-se pelo clitelo, que produz bastante muco. Feita a troca de espermas, os dois vermes separam-se. Em seguida, cada um dos verme produz um casulo cheio de ovos, depositando-o no solo. Após alguns dias, os pequenos vermes saem dos casulos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Minhoca

Por Helena Maria Barroso de Oliveira

Experiência minhoqueira.........

Experiência com Minhocas

Como fazer a experiência:

- enche um frasco com terra;
- coloca folhas secas;
- coloca lá seis minhocas;
- coloca o frasco no escuro.


Espera para ver o que acontece.

Passados 8 dias verifica, de novo a tua experiência.
http://www.eb1-santiago-besteiros.rcts.pt/minhoca.htm
Por Helena Maria Barroso de Oliveira

Worm big worm


Como funciona a respiração das minhocas


A respiração dos anelideos é por difusão através da pele .Para que animais possam usufruir deste tipo de respiração , é necessário dois pré requisitos : O tecido deve ser alatamente fino, simples, sem sobreposição e estar constantemente húmido , como toda a superfície respiratória . Daí, a necessidade de glândulas mucipáras na pele do animal para mantê-lo constantemente húmido .



Por Helena Maria Barroso de Oliveira

O tamanho das minhocas


Acho que o tamanho das minhocas pode influenciar a escolha dos pássaros, assim acho que algumas devem ter mais de 5 cm de cormprimento, outras 5 cm e ainda menos de 5 cm.
E assim seria bom saber qual o tamanho que normalmente os pássaros preferem.
Ass: Mariana Silva

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Desenvolvimento da actividade

Seleccionar o local da actividade - a escolha de um local adequado para a realização da actividade é bastante importante para o seu sucesso.
Antes da actividade - os alunos devem estar envolvidos na planificação da actividade, na sua montagem, na recolha e análise dos dados

Desenvolvimento da actividade - como proceder à contagem e reposição das "minhocas"
Resultados e sua interpretação - após terem recolhido dados durante uma semana, ou mais, os alunos devem tratar os dados graficamente e interpretar os resultados.

Fonte: www.darwin2009.pt
Por: Teresa Alves

Possíveis predadores.

Um dos possíveis predadores pode ser a Gaivota:
  • Reino - Animalia
  • Filo - Chordata
  • Classe - Aves
  • Ordem - Ciconiiformes
  • Família - Laridae

Ass: João Maia

Fonte:Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaivota

Classificação científica das minhocas

Cassificação cientifica:
Reino: Animalia
Filo: Annelida
Classe: Oligochaeta
Ordem: Haplotaxida
Família: Lumbricidae

Por Helena Maria Barroso de Oliveira

Manejo dos alimentadores

Os alimentadores devem ser regados todos os dias até atingir uma humidade constante em torno de 30% (pressionar uma porção de esterco molhado cerrando o punho, se migrar água por entre os dedos é sinal de humidade em torno de 30%).
A temperatura também deve estar estabilizada aproximadamente em 28C. Com o auxílio de um termómetro caseiro pode-se controlar a temperatura (com um graveto de diâmetro de um lápis, introduzir no canteiro e no orifício colocar o termómetro). Estabilizadas temperatura e humidade, inocular as minhocas.

Não é necessário enterrá-las. Elas fazem isto sozinhas!. A inoculação deve ser feita pela manhã cedo ou ao entardecer.

Fonte: wikipédia
Por Helena Maria Barroso de Oliveira

Construção do alimentador........

Os alimentadores devem ser construídos com 1.00m de largura por 60.0 cm de profundidade por 10.00m de comprimento espaçado um do outro por pelo menos 2.00m para permitir a passagem de carrinho de mão para abastecimento ou colecta do húmus. Para grandes criadores estas medidas podem ser ampliadas.
O material de construção dos alimentadores pode ser de alvenaria, cerca trançada, tela de arame, pneus velhos.

Cuidados com os predadores!

As minhocas não são inimigas naturais de qualquer outro animal. No entanto, por serem constituídas praticamente, de águas e proteína são apetitosas para uma quantidade muito grande de inimigos naturais, dentre eles citamos: galinhas, porcos, ratos, cães, pássaros carnívoros, lagartixas, rãs, sapos e obviamente o homem. Todos esses inimigos naturais devem ser evitados porquanto se queira uma boa criação de minhocas.

Fonte: Ciênciaviva.com/minhocas

Por Helena Maria Barroso de Oliveira

Onde colocar o alimentador?

Escolha do local:

Deve ser um lugar fresco, sombreado, próximo a uma fonte de água potável, longe de barulho de máquinas, motores e curiosos.

Por Helena Maria Barroso de Oliveira

Trabalho de minhoca........

Embora a minhoca seja frágil, ela pode remover material (terra) em quantidade de até 60 vezes o seu próprio peso. Esse movimento torna o solo mais poroso, permeável, macio, arejado, solto e leve, e melhora fisicamente a sua estrutura e a sua composição, tornando mais fácil o seu manejo para cultivo. Nesse solo, a penetração das raízes e da água é facilitada, o que possibilita um desenvolvimento maior das plantas, com melhores safras e com mais altos índices de produtividade.
As minhocas comem diariamente uma quantidade de alimento igual ao seu próprio peso e produzem, por dia, húmus equivalente ao seu peso corporal. As fezes das minhocas são depositadas sobre a superfície do substrato.
É uma característica das minhocas de cativeiro comerem o alimento de cima para baixo, ficando o "húmus" sempre na parte de cima.

Fonte: wikipédia
Por: Helena Maria Barroso de Oliveira

Minhocas.............

A minhoca é um verme anelídeo, isto é, tem o corpo dividido em anéis que variam em quantidade de acordo com a espécie. As minhocas possuem 5 pares de corações e 1 par de rins. O sangue percorre todo o corpo por 5 vasos sanguíneos e capilares. Possuem cérebro, cavidade bucal, uma mini tromba chamada de "prostômio", que funciona como um perfurador, faringe, esófago, 3 pares de glândulas calcíferas, papo, moela, intestino e ânus. Possuem também próstata, 1 par de testículos, 1 par de ovários e receptáculos seminais.
A parte digestiva da minhoca é tubular, percorrendo toda a extensão do seu corpo, da boca ao ânus. A sua respiração é feita através da pele, pelas ramificações capilares (respiração cutânea), daí a necessidade de humidade suficiente no substrato. A minhoca é fotofóbica, tendo, portanto, horror ao sol, à luz natural ou artificial.

Fonte: wikipédia - minhocas
Por: Helena Maria Barroso de Oliveira

As minhocas


As minhocas alimentam-se de organismos animais mortos e diversos tipos de vegetação (plantas e folhas). Durante o movimento, elas ingerem terra, aproveitando todo material orgânico e eliminando a terra. Estas não possuem sistema auditivo nem mesmo visual. Vivem enterradas, construindo galerias e canais, arejando a terra. São muito usadas na pesca como iscos pelos pescadores. O seu corpo é formado por anéis. Numa extremidade fica a boca (sem dentes e mandíbulas) e na outra o ânus. A respiração da minhoca ocorre na pele (respiração cutânea). Elas são hermafroditas, pois cada uma possui testículos e ovários. Porém, uma minhoca não é capaz de se reproduzir sozinha, necessitando sempre de uma outra para a troca de espermatozóides. As minhocas também possuem a capacidade de regeneração, ou seja se lhes cortarmos um segmento este tem capacidade de voltar a crescer.
Por: Helena Maria Barroso de Oliveira


Quanto acham que devem medir as minhocas ?
Mais ou menos 5 cm que acham?


ass: Gonçalo Clemente

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

As CORES que os pássaros vêem

Na minha pesquisa de trabalho, concluí que os pombos podem chegar a ver cinco cores. Conseguem ver as mesmas cores que nós e mais além (ex.: raios ultra violetas)
Na minha opinião, deveriamos fazer com que as cores sobresaissem umas nas outras (por ex.: as minhocas verdes claras são mais vistas num local castanho do que as minhocas pretas)

Por: Sofia Calheiros

A cor e a forma das minhocas

Eu acho que as minhocas devem ser vermelhas, verdes ou multicores. Elas também deviam ser grandes, de forma a que os pássaros consigam visualizar as minhocas, pois se elas forem muitos pequenas os pássaros podem não as ver.



Ass: Mário Mendes .

A cor das minhocas

Eu concordo com a Helena , no entanto , temos que ser cuidadosos no que toca à cor das minhocas , pois certas cores podem se camuflar no meio.
O castanho, por exemplo ,é uma cor má ,pois pode ser confundida com o tronco da árvore e o pássaro não se alimenta dela.

Por: Teresa Alves

Visão de Pássaro...!

Nas minhas investigações descobri que os pássaros só veêm cores que se destaquem (preto e verde alface). Assim poderiamos colocar corante no esparguete para que fique dessa cor. No entanto o corante não pode ser agressivo pois de outro modo os pássaros morrem. A melhor solução, do meu ponto de vista, são os corantes utilizados na culinária.

Por Helena Maria Barroso de Oliveira

Os problemas que podem ocorrer!

Eu concordo com o Afonso mas vocês estão se a esquecer das gaivotas, que às vezes aparecem. Também temos de contar com elas. Não são da mesma opinião? Elas também podem gostar de minhocas!


ass: Gonçalo Cavadas
de que cor deviamos fazer as minhocas?


Acho que deviamos exprimentar varias cores como verde ou vermelho ou até multicores




ass:António Duarte

Alimentador

Eu concordo com o Afonso pois assim conseguiriamos obter informaçao sobre as pombas e outas.
ASS:Rodrigo Oliveira

O que poderiamos pôr para vigiar o local?



Eu acho que poderíamos colocar uma câmara de filmar ou uma webcam, para poder observar de forma contínua o alimentador e registar todos os acontecimentos/acidentes que ocorram e possam interferir no processo. Desta forma, podemos controlar e melhorar o local, que é o objecto do nosso estudo.
Acho que é uma boa solução.


ass: Afonso Cavadas

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Alimentação das Aves

Neste período onde estaremos a estudar o comportamento das aves na 1ª fase vamos pôr sementes para habituarmos os pássaros a comerem. Na fase seguinte vamos pôr "minhocas" e durante um período de 5 semanas 5 grupos estudarão o comportamento destas aves. Bom trabalho a todos.


Ass: João Maia

Alimentador

Onde acham que deveremos colocar o alimentador ?

Eu acho que deveríamos colocar o alimentador perto das magnólias, pois as aves estão a maior parte do tempo lá, a comer restos de comida e pedaços de pão .






ASS:Rodrigo Oliveira

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

ESTÁ OFICIALMENTE ABERTA A SELECÇÃO DA MINHOCA

Aqui começa a aventura do 7º B no projecto "Caça à minhoca" proposto pelo Ciência Viva. Estão formadas as equipas, que aqui se começarão a apresentar com as suas ideias, pesquisas e perguntas. Pássaros, preparem-se... a hora do banquete está para breve!